Featured

A importância da valorização profissional nas organizações

As significativas mudanças após o surto da pandemia mundial de Covid-19, que ocorreu em março de 2020, mostraram a importância de uma gestão estratégica e humanizada nas organizações. O Hospital Santa Helena adotou uma abordagem especial para acompanhar seus colaboradores, contratando médicos plantonistas para realizar atendimentos dentro da própria instituição.

Dessa forma, os colaboradores não precisaram se deslocar até pronto-atendimentos, enfrentando filas ou demorando para receber atendimento, especialmente devido ao alto índice de infectados ou suspeitos de contrair o vírus. O hospital tem o compromisso de atender a todos.

O Hospital Santa Helena sempre se preocupou com a equipe multiprofissional. Todas as categorias são importantes para a instituição, que se considera uma família em todos os aspectos. Independente da categoria social, todos são prezados e valorizados. Eu sou prova viva desse compromisso. Em 2018, entrei em um quadro depressivo, e todos os setores, incluindo a direção, demonstraram muita preocupação e atenção pelo meu caso.

Fiquei tão impressionado com tanto cuidado e amor que minha recuperação foi rápida, graças aos tratamentos de profissionais e ao afeto de todos. Na época, eu exercia o cargo de Secretário da Coordenação de Enfermagem, auxiliando a Responsável Técnica de enfermagem, enfermeiros e técnicos de enfermagem, esclarecendo dúvidas e desempenhando outras funções.

Os funcionários merecem muito mais que um simples “obrigado”. É essencial ter e manter uma equipe talentosa e engajada para o crescimento e funcionamento eficiente da instituição. Uma das melhores maneiras de reter talentos é mostrar a eles que são reconhecidos e valorizados.

Quando comecei a trabalhar no Setor de Recursos Humanos, área para a qual estudei, uma das prioridades, junto com a direção, foi focar na valorização de todos. Ouvir os colaboradores, comemorar o dia de cada categoria e organizar eventos para promover a interação entre todos.

A valorização profissional é uma intervenção poderosa e, ao mesmo tempo, simples, que qualquer empresa pode realizar para melhorar o clima organizacional. Isso aumenta o engajamento das equipes com a cultura corporativa, melhora a saúde e segurança psicológica no ambiente de trabalho, e diminui o estresse ocupacional e a rotatividade.

Wigor Marques é Analista de Recursos Humanos do Hospital Beneficente Santa Helena

Wigor_Marques.jpg