Projeto 1º Berço

Projeto 1º Berço celebra cinco anos de fundação com quase 40 mil famílias beneficiadas

O Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH) comemorou na última semana cinco anos de fundação do Projeto 1º Berço Sustentável – Caixa do Tesouro.

O 1º Berço surgiu de um sonho antigo do presidente da unidade, Dr. Marcelo Sandrin, embasado em um projeto já existente há mais de setenta anos na Finlândia. A Caixa do Tesouro consiste em uma caixa de papelão, que pode ser usada como cama, contendo itens de higiene e cuidados básicos para o recém-nascido. Junto com ela, as mães que recebem alta do hospital, levam para casa um folheto com orientações sobre a importância da prevenção da morte súbita do bebê.

Este é um dos objetivos do projeto, além de oferecer mais segurança, acolhimento e um início de vida igual para todos, independente da classe social. Vale lembrar que o 1º Berço foi implantado graças a parceria com a Unimed Cuiabá.

Sandrin lembrou de todo percurso percorrido durante esses cinco anos e falou do sentimento ao ver o sonho concretizado.

“É um prazer imenso comemorar cinco anos de implantação desse projeto que traz a possibilidade de evitarmos que bebês tenham morte súbita no berço e especialmente a sufocação da criança na hora de dormir. Para nós, são cinco anos de evolução, cinco anos de êxito”, disse ele agradecendo aos parceiros, patrocinadores e voluntários que se dispõem na montagem das caixas.

Sandrin afirma que não medirá esforços para que mais pessoas sejam atendidas e que a iniciativa perdure por longos anos. “A gente espera que daqui cinco anos comemoremos a primeira década de projeto. Não é fácil, demanda de custo, que aumentou muito nos últimos tempos, mas vamos lutar para que o projeto não seja extinto”, concluiu ele.